Autoridades em saúde investigam ‘doença misteriosa’ que causa surto em Pernambuco

Autoridades em saúde investigam ‘doença misteriosa’ que causa surto em Pernambuco

Autoridades da saúde estadual de Pernambuco, bem como autoridades municipais, investigam um surto de doença dermatológica. Cerca de 148 casos já foram registrados em Recife e Camaragibe, no entanto, a doença ainda não foi identificada.

Segundo relatos dos pacientes, a doença começa com o surgimento de caroços na pele que se tornam feridas. A doença é acompanhada de coceira, mas em nenhum dos casos o diagnóstico foi fechado. Ao todo, quase 150 casos estão sob investigação.

Advertisement
Advertisement

Ainda segundo os dados locais, a doença não parece ser contagiosa, uma vez que os pacientes não contaminaram as pessoas com quem moram. Embora lembre escabiose, a doença não é causada pelo ácaro, ao que tudo indica.

O primeiro caso da doença remonta a 1º de outubro, segundo registros locais. A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco acompanha os casos e informa que a Centro de Informações Estratégicas de Vigilância à Saúde acompanha a evolução das investigações locais, promovidas pelas secretarias municipais de saúde.

Advertisement

Agora, a investigação está em uma fase de levantamento. Isto é, foram emitidos alertas para que municípios relatem casos semelhantes a doença. Neste momento, o levantamento deve apontar onde casos já foram registrados e atualizar o mapa do surto.

Segundo os relatórios, o problema atingiu desde crianças de dois anos, até idosos de 96. Parte da investigação também envolve testes para o descarte concreto de possíveis suspeitas como covid-19, dengue, zika e chikungunya. Uma perícia também será realizada em amostras de água das regiões mais afetadas.

Advertisement

 

Advertisement

admin

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *